Modelo de Recurso contra multa de trânsito – Faixa de ônibus – bis in idem

Modelo de Recurso contra multa de trânsito – Faixa de ônibus – bis in idem

* O modelo de recurso abaixo, se enquadra em qualquer infração que apresentar “bis in idem” (duas infrações com o mesmo local, data, horário e endereço) duas infrações iguais.



Requerimento para Recurso de Multa de Trânsito

ILUSTRÍSSIMO SENHORES JULGADORES DO (ÓRGÃO AUTUADOR)

Auto de infração n°: AIT

NOME COMPLETO, pessoa física devidamente registrada no CPF: sob o nº: 0000000000, Registro CNH: 000000000000, RG: 000000000000, com sede à endereço: ENDEREÇO COMPLETO, vem perante vossa senhoria apresentar RECURSO em face do auto de infração Nº AIT pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos.

VEÍCULO

No que compete ao automotor de propriedade do recorrente, diz respeito a um: MARCA/MODELO, Placa: AAA1234, ANO MODELO/ANO FABRICAÇÃO: RENAVAM: 0000000000. Proprietário: NOME COMPLETO

INFRAÇÃO

Auto de Infração: Nº AIT, DATA DA INFRAÇÃO, HORA DA INFRAÇÃO, Infração: TRANSITAR NA FAIXA OU VIA EXCLUSIVA REGULAM P/TRANSP PUBL COLETIVO PASSAG. ENDEREÇO DA INFRAÇÃO

ALEGAÇÃO.

O presente recurso visa o cancelamento da multa em questão devido ao fato de ser dois autos lavrados no mesmo local, data e horário com diferença de apenas 12 minutos, acarretando em bis in idem.

O recorrente recebeu a notificação de Infração em (descreva a data que recebeu a infração) com AIT: e a data da ocorrência teria acontecido em (Descreva a data da infração) na Av. Rua: (Descreva o endereço da infração)

Ocorre que, juntamente com esta notificação veio mais uma de igual ocorrência, mas sob o número de AIT:  e local idêntico a outra infração e horário com diferença de apenas 12 minutos, sendo as duas infrações: TRANSITAR NA FAIXA OU VIA EXCLUSIVA REGULAM P/TRANSP PUBL COLETIVO PASSAG”.

Como já destacado, a recorrente foi duplamente sancionada pelo mesmo ato, como prova os autos de infração em anexo constando as mesmas informações, exceto AIT.

Assim sendo, configura-se bis in idem, amplamente conhecido como “princípio da vedação da dupla punição pelo mesmo fato”, ocasionando desta forma uma condenação dupla pela mesma infração.

Admite-se a aplicação cumulativa de penalidades exclusivamente quando uma das infrações não seja a qualificação da outra, ou que não tenham a mesma tipificação (o que ocorreu no presente instrumento), vez que o CTB disciplinou tão somente a hipótese de ocorrência de infrações simultâneas, previstas no artigo 266.

Nota-se que, é uma clara violação do princípio do bis in idem, como assevera Waldyr de Abreu, há típico exemplo de algumas situações em que não ocorre o concurso de infrações, mas em infrações concorrentes, donde se aplica uma única autuação diante do caso concreto:

Assim, Nobres Julgadores, considerando que, de acordo com o princípio da autotutela, a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos, deve a infração ser cancelada, uma vez que restou esclarecido o equívoco, ou seja, ocorreu um erro no momento da digitação do AIT.

Dessarte, diante das alegações apresentadas e amparadas pelo Código de Trânsito Brasileiro, artigo 281, § único, inciso I, que determina:

 Art. 281. A autoridade de trânsito, na esfera da competência estabelecida neste Código e dentro de sua circunscrição, julgará a consistência do auto de infração e aplicará a penalidade cabível.

Parágrafo único. O auto de infração será arquivado e seu registro julgado insubsistente:

 I – Se considerado inconsistente ou irregular;

Requer desse distinto órgão:

  1. a) O acatamento do presente recurso, cancelamento o respectivo A. I. T. E penalidade imposta, em razão do erro de digitação apontado.

PEDIDO

Nobres julgadores, diante de todo exposto, exercendo o direito Constitucional de Ampla Defesa e do Contraditório, requer se digne Vossa Senhoria, em determinar:

  • Procedência total deste Recurso, decretando a plena Nulidade do referido Auto de Infração, bem como o CANCELAMENTO a aplicação de suas sanções e penalidades e arquivamento deste processo.
  • O efeito suspensivo, propugnado no artigo 285, 3º do CTB, caso o presente recurso não seja julgado em 30 dias;

Atenciosamente

___________________

NOME COMPLETO

<<<<<O documento Termina aqui>>>>>

CLIQUE AQUI para baixar arquivo em WORD.

 

Siga a Doc Mural nas redes e fique sempre por dentro das novidades,

Instagram

Telegram

Facebook

Google Notícias

 

Para ter acesso ao site do Detran do seu interesse, clique nos links abaixo:

DETRAN Alagoas – AL 

DETRAN Brasilia DF 

DETRAN Bahia – BA 

DETRAN Ceará – CE

DETRAN Espirito Santo – ES

DETRAN Goiás – GO

DETRAN Maranhão – MA

DETRAN Mato Grosso – MT

DETRAN Mato Grosso do Sul – MS

DETRAN Pará – PA

DETRAN Paraiba – PB

DETRAN Paraná – PR

DETRAN Pernanbuco – PE

DETRAN Piauí – PI

DETRAN Rio Grande do Norte – RN

DETRAN Rio Grande do Sul – RS

DETRAN Rio de Janeiro – RJ

DETRAN Rondônia – RO

DETRAN Santa Catarina – SC

DETRAN São Paulo – SP

DETRAN Sergipe – SE

Recomendaria este modelo a outras pessoas?

Classificação média 0 / 5. Números de Votos 0

Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

We are sorry that this post was not useful for you!

Let us improve this post!

Tell us how we can improve this post?

Scroll to Top